Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sábado, 14 de julho de 2012

Da Roma Antiga aos Dias Atuais: A supremacia da Política do Pão e Circo

No Período do Império Romano, estabeleceu-se um Modelo Político com objetivo de desviar o foco da população dos problemas políticos e socioeconômicos enfrentados pelo Império. Tal Modelo consistia na elaboração de espetáculos com acesso gratuito à Plebe e aos Patrícios, camadas sociais predominantes na Roma Antiga, onde distribuía-se alimento aos menos favorecidos. Consistindo, dessa forma, uma estratégia do Estado Romano muito eficiente para o desvio do foco da Plebe aos problemas, sobretudo sociais, por esta sofridos. 
O Coliseu era utilizado na Roma Antiga para realização de espetáculos.


O tempo passa e os costumes permanecem. A Política do Pão e Circo resistiu a mais de dois mil anos, sendo hoje a base para permanência em cargos políticos para muitos dos governantes existentes hoje no Brasil. Aproveitando-se da ignorância da população, membros do Estado investem em eventos culturais e esportivos, a fim de bloquear as atenções populares de problemas no Sistema de Saúde e Educação, entre outros, e manterem seus cargos. O baixo investimento em educação também é mantido como forma de fazer com que esse modelo não quebre, já que a base para esse sistema é a ignorância popular. Além disso, o problema da baixa escolaridade também colabora com o sucesso de meios informativos e musicais sensacionalistas, por exemplo, em relação aos mesmos meios apresentados de forma inteligente e instrutiva, acentuando a ignorância popular.
Mas como resolver esse problema?
A resolução desse ciclo parece estar fora do alcance de uma pessoa. Sim, concordo que está fora do alcance de uma pessoa. Entrementes, devemos ter a consciência que a Política se faz mais pela força da população do que por um número reduzido de políticos. Isso tornou-se claro com o "impeachment" do ex-presidente Collor, o qual tornou-se possível pela manifestação de milhares de estudantes contra o político. 
Por isso nossos braços não devem permanecer cruzados ao assistirmos nosso país servir de paraíso para corruptos sustentados por nossos altos impostos pagos, os quis esperamos que sejam retornados para nós em forma de desenvolvimento, enquanto nossa sociedade sofre as consequências disso. 
Convido, então, o leitor a comentar propondo outras soluções para os problemas socioeconômicos do nosso país. Afinal, apontar o problema, mesmo que seja a base para sua solução, é fácil. Mas o que realmente muda as situações são as soluções e as atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião sobre o blog