Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 22 de julho de 2012

O Capitalismo e o Lixo

  Embora o Capitalismo e o Lixo sejam duas coisas bastante distintas uma da outra, elas têm uma grande relação entre si: o consumo capitalista.  O Capitalismo trata-se do sistema socioeconômico predominante no planeta Terra, o qual visa, principalmente, o lucro e, consequentemente, o desenvolvimento industrial. Por conta disso, estimula o consumo no mercado que, muitas vezes, acaba por consumir além do necessário à sua sobrevivência, caso denominado “consumismo”. Se consideramos que cada produto ao final de sua “vida útil” resulta em lixo, podemos afirmar que, por conta do alto consumo, a quantidade de lixo acumulada ao final, é extremamente grande. Para ter-se uma ideia, somente no ano de 2010 no Brasil, foram geradas cerca de 195 mil toneladas de lixo por dia. Isso sem ter em conta o fato de que quanto mais desenvolvida econômicamente a nação, mais resíduos sólidos são descartados. O ambientalista Alan Their During assegura a ideia dividindo o mundo em três grupos de consumo, de acordo com seus impactos ambientais produzidos: “No topo da pirâmide está 1,1 bilhão de pessoas que andam de carro e avião, abusam dos produtos descartáveis e consomem muita comida embalada e processada. No meio, situa-se a maior parcela da população, com 3,3 bilhões de pessoas que andam de ônibus ou bicicleta, mantém um consumo frugal e se alimentam de produtos e grãos produzidos localmente. Por fim, 1,1 bilhão de indivíduos que andam a pé e não têm acesso às condições mínimas para manter a própria saúde, vivem com uma dieta irrisória de grãos e água não-potável.”  Outra consequência do consumo capitalista na produção de lixo é a obsolência programada. Criada na década de 1920 por Alfred Sloan, presidenteda General Motors, tem como objetivo a fabricação de produtos com pouca qualidade para que o mercado, movido pela necessidade, substitua-os por novos e acabe comprando sempre mais. Hoje em dia, a maioria dos produtos são fabricados a base dessa estratégia.
   Por fim, deduzimos que a gigantesca quantidade de lixo produzida está diretamente ligada ao Capitalismo, ou seja, à própria sociedade. Sendo assim, o culpado por tanto empecilho acaba por ser tanto da população por não tomar consciência do problema, quanto do governo por desconhecer leis efetivas. 

Créditos da imagem: http://migre.me/c3Tx3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe sua opinião sobre o blog